A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação , flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música que se passa .
A ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Por isso, a ginástica acrobática é caracterizada pelos movimentos mão contra mão para execução de exercícios de equilíbrio, saltos e voos (projeção do ginasta). ...
Os exercícios de Ginástica Acrobática são realizados num praticável dinâmico com dimensão de 12mX12m, onde ginastas podem realizar 3 tipos de exercidos, Equilíbrio, Dinâmico e Combinado, cada um deles com características diferentes.
ginástica acrobática Só começou a ter regras próprias e competições na década de 1970. A ginástica acrobática ensina os atletas a cooperarem uns com os outros e a confiarem nos seus parceiros. A ginástica acrobática representa uma área da ginástica que exige muita força e flexibilidade dos ginastas que a praticam.
Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros. O equipamento utilizado nesse esporte é o trampolim. Sua estrutura é de um suporte de tipo elástico, recoberto por uma rede com seis milímetros de espessura.
O que significa a Ginástica Acrobática ou GACRO? É uma modalidade de grande exigência física e técnica, com a particularidade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical.
A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho – pode ser feita no seu próprio posto, ou em algum ambiente específico da empresa.
Com o passar do tempo, os estudos e a prática do esporte foram evoluindo e a ginástica ganhou muitas modalidades: ginástica artística (também chamada de ginástica olímpica), ginástica rítmica, esportiva, trampolim, acrobática e aeróbica (conhecida como ginástica de academia).