A hipotenusa (em grego: ὑποτείνουσα, que significa "contrário a") é o lado mais longo de um triângulo retângulo, por ser oposto ao ângulo reto, que define este tipo de triângulo. Em qualquer triângulo retângulo "a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa."
O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
3. RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Assim, a hipotenusa era a linha que se esticava entre as pontas de duas outras linhas unidas por um ângulo reto, formando um triângulo. ... Os outros dois lados são chamados de catetos e estão unidos por um ângulo reto. É por causa do ângulo reto que esse tipo de triângulo se chama triângulo retângulo.
Fórmula do teorema de Pitágoras A hipotenusa é o maior lado de um triângulo retângulo e o lado oposto ao ângulo reto. Os outros dois lados são os catetos. O ângulo formado por esses dois lados tem medida igual a 90º (ângulo reto). Identificamos ainda os catetos, de acordo com um ângulo de referência.
O Teorema de Pitágoras é uma relação matemática que nos ajuda a calcular as medidas de um triângulo retângulo. Sua regra diz: "o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados da medida dos catetos".