Tratamento do câncer de mama triplo negativo Isso ocorre porque as células cancerígenas não têm receptores de estrogênio ou progesterona ou quantidade suficiente da proteína HER2 para que a hormonioterapia ou a terapia alvo respondam. A cirurgia é uma opção de tratamento se o tumor não se disseminou para outros órgãos.
Receptor Hormonal Negativo, HER2 Negativo: também chamado de Triplo Negativo, quando não são detectados receptores hormonais ou produção elevada da proteína HER2. Entre 10% a 20% dos cânceres de mama são desse tipo. Também são chamados de receptores de estrogênio e progesterona.
Nos tumores com amplificação do gene HER2, as células passam a produzir muito mais proteína HER2 que o normal. Se a quantidade desta proteína está maior que um certo nível, dizemos que a paciente é HER2 positivo; se a quantidade da proteína é normal, dizemos que a paciente é HER negativo.
Se a célula cancerígena não é receptor de estrogênio nem progesterona, é denominada receptor de hormônio negativo (também chamado de receptor de hormônio negativo ou HR-).
A hiperexpressão da proteína HER2 na superfície das células malignas faz com que elas possam ser alvejadas pela terapia anti-HER2. Esta terapia alvo deve fazer parte do tratamento dos casos de câncer HER2+ tanto na doença em estágios iniciais quanto do tratamento da doença metastática.
O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática proveniente do câncer de mama. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático.
HER2/neu (Human Epidermal growth factor Receptor 2), conhecido também como ErbB2 é um oncogene localizado no cromossomo 17, que se expressa em 25% a 30% dos casos de câncer de mama. A expressão deste oncogene está associada a progressão e evolução desfavorável do câncer de mama.