O SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) foi criado pela lei nº 9.514, de 20 de novembro de 1997, que regula a participação de instituições financeiras ou não nas operações de financiamento de imóveis.
SFI significa Sistema de Financiamento Imobiliário e SFH, Sistema Financeiro da Habitação. O SFI surgiu para promover o financiamento imobiliário em geral e o SFH foi criado com o objetivo de facilitar a construção e a compra de imóvel próprio, principalmente pela população de menor renda.
A sigla SFI vem do termo Sistema de Financiamento Imobiliário, um novo sistema de financiamento de imóveis que foi criado em 1997, pela Lei 9.514. O sistema foi criado para abranger todos os outros tipos de imóveis que não se encaixam no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Características do financiamento do SFI Não há definição de um valor máximo possível para o imóvel; ... O valor financiado pelo SFI pode alcançar até 90% do valor do imóvel; Prazo de quitação de dívidas de até 35 anos (420 meses); Juros que, normalmente, variam de 12% a 16% ao ano.
Através do SFH, é possível financiar até 80% do valor do imóvel. ... Além disso, os recursos do FGTS não podem ter sido usados para financiamento ou construção do imóvel por três anos. O prazo máximo de pagamento do financiamento é de 35 anos.
O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) foi criado pelo Governo Federal em 1964 com o objetivo de reduzir o déficit habitacional brasileiro. Porém, mesmo após cinco décadas contribuindo para a realização do sonho da casa própria no País, o sistema ainda gera dúvidas.
A principal vantagem do SFI é adquirir mais de um imóvel pelo mesmo sistema de financiamento — o que não é permitido no SFH. ... Nesse sistema não há também a limitação, em relação aos valores financiados e ao preço do imóvel.
Com o objetivo de prolongar o prazo de quitação das parcelas, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) foram criados inicialmente para famílias de baixa renda. Hoje, os sistemas são usados por pessoas de todas as classes sociais.
"Os princípios básicos do SFI são a implementação da economia de mercado, a desregulamentação e a desoneração dos cofres públicos. As operações do SFI são efetuadas segundo as 'condições de mercado', isto é, as condições livremente praticadas no mercado de financiamento imobiliário.