Dentre os profissionais que atuam para efetivar práticas de educação inclusiva voltadas às necessidades das pessoas com surdez destacamos os tradutores-intérpretes de língua de sinais (Libras/Português) (TILS), profissional previsto no Decreto 5.626, de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005), responsável por dar ...
Assim, o uso da Libras adquire um caráter profissional, que fica regulamentado pela Lei de criação da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras - TILS, Lei Federal n° 12.319/2010. Posteriormente, a profissão passa a ser chamada de TILSP – Tradutor Intérprete de Libras – Língua Portuguesa – TILSP.
O TILS é um profissional fundamental para mediar o acesso aos conhecimentos para estudantes surdos que frequentam o ensino regular. ... Todavia, historicamente este profissional tem se constituído na informalidade, pela demanda dos próprios surdos, nas relações sociais, mediando a comunicação entre surdos e ouvintes.
Uma vez certificada, a pessoa pode atuar como TILS em qualquer área e, tendo formação em nível superior, poderá exercer sua função em todos os níveis de ensino e, com formação em nível médio, atuará apenas na Educação Básica.
O tradutor de libras têm funções muito mais técnicas do que o intérprete, mas nem por isso menos importante ou difícil. Ele irá trabalhar com as palavras em vídeos, textos e áudios. Seu trabalho é traduzir uma ideia de uma mídia a outra, que seja acessível a uma pessoa surda.
e o intérprete de Libras-Português. Portanto, o termo "intérprete" evoca aquele profissional que realiza tanto processos tradutórios quanto processos interpretativos envolvendo a língua de sinais.
O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de Língua de Sinais na educação [...] intermediando as relações entre os professores e os alunos, bem como, entre os colegas surdos e os colegas ouvintes (QUADROS, 2007, p.
O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de Língua de Sinais na educação [...] intermediando as relações entre os professores e os alunos, bem como, entre os colegas surdos e os colegas ouvintes (QUADROS, 2007, p. 59 - 60).
A função do Intérprete da Língua de Sinais é a mediação nas relações estabelecidas entre o aluno surdo e os demais envolvidos no contexto escolar.