Progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica em que, após o primeiro termo, os termos posteriores da sequência são construídos a partir da multiplicação de uma razão q pelo termo antecessor. Exemplo: - PG de razão 3 em que o primeiro termo é 2.
PG ou progressão geométrica é uma sequência numérica onde os termos a partir do segundo são obtidos multiplicados por uma constante q que chamamos de razão. Para encontrarmos a razão de uma PG basta dividirmos um número pelo seu antecessor.
PG constante e oscilante Uma progressão geométrica é denominada constante quando os termos da sequência numérica são iguais. Isso ocorre quando a razão é igual a 1 ou quando a razão não é determinada, sendo 0. Quando a razão não é determinada, ela se torna nula.
As progressões geométricas podem ser classificadas em quatro categorias: crescente, decrescente, constante e alternada. Tudo depende do valor do termo a1, ou seja, do primeiro termo de cada sequência, e também de sua razão q.
Sabendo que an representa um termo qualquer de uma PA, podemos tentar encontrar o termo geral de uma progressão aritmética cujos termos são desconhecidos. Para isso, considere uma PA que possui n termos. Saiba que a1 é o primeiro, an é o último e a razão é r. Essa é a fórmula do termo geral da progressão aritmética.
5.3 PG constante Uma progressão geométrica é constante quando sua razão q é igual a 1. Desta forma, todos os termos da sequência serão sempre iguais. Para entender a lógica deste tipo de PG, é só lembrar do elemento neutro da multiplicação: o produto de qualquer número por 1, é sempre igual a ele mesmo!