A Tanatologia é uma ciência interdisciplinar nascida nos Estados Unidos que tem como foco o estudo da morte e do morrer.
Tanatologia: o estudo da morte e do morrer.
As faculdades de psicologia, inclusive, costumam ofertar pelo menos uma disciplina de tanatologia. O que é Tanatopraxia? A tanatopraxia é um conjunto de práticas aplicadas a um corpo já sem vida, que tem finalidade de retardar o processo de decomposição e disfarçar o surgimento de odores característicos.
Tanatologia Forense. É a parte da Medicina Legal que estuda a morte e as suas repercussões na esfera jurídico-social. A morte, na sua acepção mais simples, consiste na cessação total e irreversível das funções vitais.
Para determinar os mecanismos e os aspectos forenses da morte surge a tanatologia forense. Ela também é conhecida como tanatologia médico-legal e se destina estudar a morte e o cadáver com suas repercussões no campo jurídico-social (FRANÇA, 2018).
Um dos objetivos principais da tanatologia médico-legal, portanto, é estabelecer o diagnóstico da causa da morte, que no campo jurídico busca a determinação das hipóteses de homicídio, suicídio ou acidente. O médico-legista realiza este estudo detalhado e atento de "leitura" do cadáver por meio da autópsia.
A tanatologia estuda a morte, que pode ser definida como "o estado do ser humano, quando já não pode sobreviver por suas próprias energias, cessados os recursos médicos por um tempo suficiente e isso se evidencia averiguado o silêncio cerebral e concomitantemente, a parada cardiorrespiratória em caráter definitivo".
Embalsamamento versus tanatopraxia Embalsar: conserva o cadáver por um período maior, principalmente quando o corpo vai ser transladado por longas distâncias. Tanatopraxia: conserva o corpo por um período mais curto, entre 24 e 48 horas.