Scanning é uma forma de leitura prática e objetiva, que praticamos quando precisamos encontrar uma informação específica em um texto que aborda diversos assuntos. Este estilo de leitura é praticado, normalmente, por meio de palavras chave.
Esta prática consiste em observarmos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Por isso, devemos atentar para a disposição do texto, compreender os parágrafos introdutórios e conclusivos, além de observar os elementos não verbais com imagens, gráficos, tabelas etc.
Na técnica do SKIMMING devemos prestar atenção ao layout do texto (forma como o texto está disposto), título, subtítulo, cognatos (palavras semelhantes em português), primeiras ou últimas linhas de cada parágrafo, informação não verbal (figuras, gráficos e tabelas).
O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal.
O skimming é uma alternativa rápida de interpretação de um texto, podendo ser definida como uma forma de leitura dinâmica, cerca de três ou quatro vezes mais veloz do que a leitura convencional.
é como uma varredura geral do texto, focando em detalhes, frases, palavras e fatos que serão a chave para a resposta da pergunta, você faz uma busca específica por detalhes que te ajudaram a resolver as questões.
Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
Escolhendo o Scanning, você sabe exatamente o que está procurando: informações específicas. E, com o Skimming, há a observação das informações visuais que acompanham o texto (palavras destacadas, título, subtítulo, autor, fonte, data, layout do texto, tabelas, fotos, referências, enfim, aquela "leitura por cima"".
Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.