Favela é o conjunto de habitações populares precariamente construídas e desprovidas de infraestrutura (rede de esgoto, de abastecimento de água, de energia, de posto de saúde, de coleta de lixo, de escolas, de transporte coletivo etc.).
A origem do termo surgiu após a Guerra de Canudos, onde ficava o Morro da Favela original, graças a uma planta conhecida como faveleira, farta no local.
Comunidade não é nada mais que um eufemismo (tipo de linguagem que troca termos "rudes", por outros mais suaves e agradáveis) em relação às favelas. ... Favela no conceito é um lugar com pouca estrutura, sem regularização fundiária e com moradias precárias.
3) Atualmente o termo favela se tornou, de certa forma, um termo pejorativo. Ao que tudo indica se referir à favela enquanto favela é algo que nos últimos anos se tornou algo "errado". Preferem dizer "comunidade", como se substituir um termo substituísse uma realidade.
As características associadas a favelas variam de um lugar para outro. Favelas são normalmente caracterizadas pela degradação urbana, elevadas taxas de pobreza e desemprego. Elas normalmente são associadas a problemas sociais como o crime, toxicodependência, alcoolismo, elevadas taxas de doenças mentais e suicídio.
Euclides da Cunha Favela, a origem Essa é a descrição no dicionário Aurélio sobre o brasileirismo "favela". A origem do nome, no entanto, está ligada a um dos maiores clássicos da literatura brasileira: Os Sertões, do escritor fluminense Euclides da Cunha.
RIO - O Morro da Providência, de onde são os bandidos que ordenaram o arrastão às lojas da Rua Senador Pompeu, no Centro do Rio, nesta segunda-feira, foi a primeira favela do Brasil, criada há 120 anos.
Sim! Os condomínios de luxo ou prédios na Barra, Leblon e Ipanema, constituem comunidades, porém não são favelas. Favela é favela e comunidade é comunidade!
Mas, com o passar do tempo, outras ocupações foram surgindo com o mesmo nome, e os moradores resolveram substituir, passando a chamar o local de Morro da Providência, e a palavra favela passou ser a forma de referir-se a todas as ocupações que surgiam no estado do Rio e em todo Brasil.
1 morro, comunidade, bairro, gueto, maloca, musseque. Exemplo: Morei minha vida toda na favela. Pequena árvore da família das Euforbiáceas: 2 faveleira, faveleiro, mandioca-brava.