substantivo feminino Particularidade ou característica do que é árido. Que não possui umidade; que é seco; secura: aridez do sertão nordestino.
Aridezes é o plural de aridez.
adjetivo Sem umidade; seco: clima árido. Que não dá frutos; não cultivável: terreno árido.
Em que há ou que causa prazer; que agrada ou alegra; que proporciona circunstâncias afáveis: momento prazeroso; convivência prazerosa.
substantivo feminino Ausência ou falta de arte ou de técnica.
[Figurado] Desprovido de sensibilidade, de imaginação; insensível: pessoa árida.
Árida é o feminino de árido. O mesmo que: seca, dura, aborrecida.
O sufixo -oso ("pleno, cheio de") liga-se diretamente ao radical, prazer, nada justificando o aparecimento do -i-: Atividades prazerosas. A pronúncia prazeiroso se deve a analogia indevida com palavras como cheiroso, na qual o i já aparecia na palavra primitiva. O mesmo vale para o advérbio: prazerosamente.
1 alacridade, alegria, bom humor, contentamento, desfastio, entusiasmo, exultação, felicidade, gáudio, jovialidade, jubilação, júbilo, ledice, regozijo. Deleite: 2 agrado, aprazimento, bem-estar, deleitação, deleitamento, deleite, delícia, desejo, gosto, regalo, satisfação.
Diz respeito a falta de técnica para desenvolver algo. No Direito existe a "atecnia legislativa" quando o legislador erra ao escrever uma palavra impropriamente no texto da Lei. atecnia legislativa na lei de licitações e contratos (Lei 8666/93) e na CLT.