1. Relação dos bens, móveis e imóveis, de alguém. 2. Descrição minuciosa.
O processo de inventário tem como função primordial fazer o levantamento, a apuração e a avaliação de bens, direitos e dívidas da pessoa que acabou de falecer. O procedimento visa dividir e transmitir aos herdeiros legais e testamentários a herança líquida deixada pelo de cujus - autor da herança.
Significado de Inventário substantivo masculino Listagem detalhada das propriedades deixadas pela pessoa que morreu, para que a partilha dos bens seja efetuada. [Jurídico] A ação que se move com a intenção de listar e, posteriormente, dividir os bens. Listagem detalhada mercadorias, produtos etc.
O inventário serve para formalizar a divisão e transferência dessa universalidade de bens aos herdeiros. Pode ser judicial ou extrajudicial (feita em cartório, quando não há testamento, herdeiros menores ou incapazes e quanto todos estão de acordo).
Um inventário (do latim inventariu) é uma relação dos bens pertencentes a uma pessoa falecida, a uma empresa ou a uma cultura.
Considera-se espólio o conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida. ... A herança responde pelo pagamento das dívidas do falecido; mas, feita a partilha, só respondem os herdeiros, cada qual em proporção da parte que na herança lhe coube.
Inventário de estoque: entenda para que serve e como ele pode ajudar na gestão. Uma prática muito importante para qualquer empresa é realizar o inventário de estoque. Ele é responsável por manter a gestão e o controle de entrada e saída de mercadorias, a fim de que nenhum prejuízo aconteça ao empreendimento.
Inventário é nada mais que o levantamento dos bens deixados por um falecido e o registro dos mesmos em cartório a fim de dar início ao processo de herança. No caso do imóvel, pode se tratar de uma casa, apartamento ou mesmo um bem comercial que foi deixado por um ente querido.
O valor das despesas com o processo varia em função do valor total dos bens e do tipo do inventário. Para valores até 2 milhões as despesas com o processo estão em torno der 6 mil reais tanto para o judicial quanto em cartório. Para bens acima de 5 milhões podem chegar a 60 mil reais.
60 dia Atualmente, em situações normais, o prazo para a abertura de inventário é de 60 dia, ou seja: em dois meses, os herdeiros da pessoa que morreu precisam dar início ao processo, de modo a resolver a questão burocrática, pagar os impostos devidos e poder fazer a partilha de bens entre os herdeiros.