A pele normal é constituída de três camadas: a) epiderme, com espessura de 0,06–0,6 mm, com dois tipos de células, os queratinócitos e os melanócitos; b) derme, com espessura de 1–4 mm, constituída de rica rede de vasos sanguíneos e linfáticos, tecido conectivo, nervos, glândulas, fibroblastos, histiócitos e mastócitos ...
Os principais componentes da derme incluem o colágeno (70 a 80%) para resistência, a elastina (1 a 3%) para elasticidade e os proteoglicanos, que constituem a substância amorfa em torno das fibras colágenas e elásticas. A derme divide-se em papilar (mais externa), reticular (mais interna) e derme perianexial.
A pele secreta ceratina, melanina, sebo, suor, que possuem funções definidas. O sebo compõe o manto lipídico e tem função antimicrobiana, emulsificante de substâncias e atua como componente de barreira protetora (SOUZA, 2004). A pele elimina pequeno número de substâncias.
A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.
Saiba mais sobre elas:
As subcamadas da epiderme são: Estrato Basal ou Germinativo (stratum basale) - é a camada mais interna, mais profunda e que fica em contato com a derme. É onde os queratinócitos são formados e empurrados para as camadas superiores.
O tecido subcutâneo, igualmente conhecido como os hypodermis ou a fáscia superficial, é a camada de tecido que é a base da pele. Os termos originam de subcutâneo no latim e hypoderm no grego, ambo significa "abaixo da pele," porque é a camada a mais profunda essa descansa apenas acima da fáscia profunda.
adjetivo Da pele; próprio ou relacionado com o tecido que envolve o corpo do homem ou dos animais; que tem relação com a cútis, com a camada externa que envolve a pele: afecção cutânea; músculo cutâneo. Etimologia (origem da palavra cutâneo). De cútis cut + âneo.
É por meio do suor que a pele excreta tais substâncias, uma vez que a maior parte do suor contém água e é nele que são eliminados sais minerais, ureia, ácido úrico e o colesterol.
Derme. Camada de gordura (também chamada camada subcutânea)