Existem três principais causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e o tectonismo.
Os tremores sentidos em nosso país são formados por falhas geológicas, que são fraturas ou quebras das placas, ou seja, pelo desgaste natural das placas tectônicas. Esses movimentos internos são capazes de fazer a terra tremer e de gerar um abalo sísmico leve, sendo bastante comuns.
Os terremotos, sismos ou abalos sísmicos são episódios de liberação de energia mecânica acumulada nas placas tectônicas através da deformação plástica, acarretando tremores bruscos na superfície da Terra.
Na verdade, o país encontra-se localizado no meio da placa sul-americana. Como terremotos maiores são observados com mais frequência na borda das placas, é por isso que não ocorrem terremotos significativos no Brasil. ... Na verdade, os choques sísmicos observados no país são leves e não causam grandes danos ou desastres.
Grande Terremoto de Valdivia de 1960 O Sismo de Valdivia de 1960, ou Grande Sismo do Chile (designado oficialmente Grande Terremoto de Valdivia de 1960), foi um sismo de magnitude de 9,5 MW com epicentro próximo a Lumaco, província de Malleco, Região de Araucanía, ocorrido às 19h11 UTC (15h11 no horário local) do dia .
Os abalos sísmicos podem ocorrer pela movimentação das placas tectônicas, por atividades vulcânicas e por desmoronamentos da estrutura interna da Terra. Em todos os casos, acumula-se uma imensa quantidade de energia, levando a Terra a tremer.
Os terremotos podem ser medidos de acordo com a energia liberada no epicentro do tremor (magnitude) e com os efeitos nas pessoas, estruturas e natureza em um determinado local (intensidade). Para determinar a magnitude, os aparelhos sismógrafos usam a escala Richter.
Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.
Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.