"Enfermagem é a ciência e a arte de assig tir o ser humano no atendimento de suas necessidades bási cas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, cop tando para isso com. a colaboração de outros grupos profis sionais" .
Enfermeiro é gente que cuida de gente, que promove saúde – que trabalha com a vida humana! Mais que cuidar das feridas, das dores e das doenças, ele desenvolve ações que promovem o encontro com a saúde, com o autocuidado e com os anseios pessoais que conduzem ao bem-estar e à felicidade humana.
O metaparadigma de enfermagem consiste em quatro conceitos principais: pessoa, saúde, meio ambiente e enfermagem. Cada teoria é regularmente definida e descrita por um teórico de enfermagem. O principal ponto focal de enfermagem dos quatro diferentes conceitos comuns é a pessoa (paciente).
O metaparadigma da enfermagem é o conjunto dos quatro conceitos principais usados na enfermagem que fundamentam sua prática; são eles: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.
A rotina de quem faz enfermagem é basicamente tratar de diferentes pessoas e fazer a diferença no bem-estar delas, ou seja, o enfermeiro tem contato direto com o paciente, muitas vezes mais do que o médico, e isso faz com que a profissão tenha um caráter humano intenso e a possibilidade de trabalhar empatia.
O enfermeiro trabalha para promover a saúde das pessoas, por meio de cuidados relativos à alimentação, higiene, administração de medicamentos, realização de curativos e outras intervenções. É o profissional que lida diretamente com o paciente e com seus familiares.
O metaparadigma da enfermagem é o conjunto dos quatro conceitos principais usados na enfermagem que fundamentam sua prática; são eles: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.
Exemplos de conceitos importantes à prática da enfermagem incluem respiração, eliminação, termorregulação, conforto físico, autocuidado e integridade da pele. Entender tais conceitos permite ao enfermeiro identificar padrões nos dados e fazer um diagnóstico preciso.
O conceito atual de enfermagem é o de cuidar do paciente como um todo. Isto significa que a enfermeira deve compreender a condição e o meio do doente: onde trabalha, vive e tem suas relações de amizade.