A má fama da dupla, na verdade, não passa de mais um mito, esse inventado na época do Brasil colonial pelos senhores de engenho. Como naquele tempo o leite era um produto caro e raro, voltado para a elite, e a manga uma fruta bem abundante, eles espalharam que juntar os dois era perigoso.
Os escravos costumavam se alimentar bastante das mangas, por serem abundantes no Brasil e crescerem livremente nas fazendas, por isso, os senhores de escravos aproveitaram-se do fato para alegar que a "mistura" da fruta com o leite poderia fazer mal. ...
Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, pois as frutas são alimentos de fácil digestão e ricas em fibras e nutrientes que ajudam a regular o intestino.
No Brasil colonial, o leite era um alimento de alto custo e a manga era uma fruta comum e abundante. Sendo assim, os senhores não queriam que o leite fosse consumidos pelos escravos - que comiam muita manga - por isso espalharam essa lenda reproduzida até hoje.
Mas será que isso realmente acontece? A resposta é: Não… comer manga e tomar leite não faz mal algum.
Assim como o morango, o limão, a acerola e a laranja, por exemplo, a uva não é indicada para quem sofre de queimação no estômago. Quando misturada ao leite, ela pode aumentar a produção de ácido estomacal - reação que acabou gerando a crença popular de que "leite com uva fazem mal à saúde".
A manga é uma fruta muito versátil e pode ser consumida verde, madura e até com a casca. Uma forma fácil de consumir essa fruta é comer a manga na sua forma natural ou prepara sucos, geléias, vitaminas, adicionar a manga em saladas verdes, preparar molhos ou misturar com outros alimentos.
Algum dos seus familiares mais velhos já deve ter dito que comer manga e tomar leite faria você passar mal. Mas será que isso realmente acontece? A resposta é: Não… comer manga e tomar leite não faz mal algum.
AgroSaber – O leite de vaca é prejudicial ou faz mal para o ser humano? Neila Richards – O leite de vaca não faz mal porque é um dos alimentos mais completos e nobres que existem e contém todas as proteínas e aminoácidos essenciais para uma boa nutrição.
Que nada, só faz bem. A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. "O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho.