Os sinais avaliados são a frequência cardíaca, a res- piração, o tônus muscular, a cor da pele e a presença de refle- xos.
As primeiras horas. Imediatamente após o parto, devem-se avaliar, no recém-nascido, esforço respiratório, batimentos cardíacos, cor, tônus e irritabilidade dos reflexos, todos componentes-chave para pontuação de Apgar no 1º e no 5º minuto após o nascimento ( Classificação de Apgar ).
Envolver o RN com lençol ou campo esterilizado para iniciar a secagem das secreções e aquecimento; Manter a criança em Trendelemburg – facilita desobstrução das vias aéreas; Remover mucosidades e sangue com gaze esterilizada da boca, nariz e olhos; Realizar aspiração de mucosidades da oro e nasofaringe e ...
Quanto à idade gestacional, o RN é classificado como recém-nascido pré-termo extremo (menos de 30 semanas de IG); recém-nascido muito prematuro (de 30 à 33 semanas e 6 dias); recém-nascido pré-termo tardio (de 34 à 36 semanas e 6 dias); recém-nascido termo ( de 37 à 41 semanas e 6 dias) e recém nascido pós-termo (mais ...
As medidas antropométricas aferidas ao nascimento são: peso, comprimento, perímetro cefálico e perímetro torácico.
Os sinais vitais normais de um recém-nascido são: Frequência cardíaca: entre 1 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos. Temperatura do corpo: cerca de 37°C, com variações entre os 36,5°C e os 37,5°C.
O recém-nascido (RN) de risco é definido como àquele que está exposto a situações em que há maior risco de evolução desfavorável, além de apresentar maior chance do que a média de mortalidade e morbidade 1.
A hipotonia na infância representa um sintoma de várias doenças sistêmicas e do sistema nervoso (cérebro, corno anterior da medula, nervos periféricos, junção mioneural e músculo). A síndrome do bebê hipotônico refere-se a uma criança com hipotonia generalizada presente ao nascimento ou na fase de lactente.
Aspirar boca e narinas, caso seja necessário. Realizar exame físico simplificado. Realizar o "Credé" para prevenção da oftalmia gonocócica. A profilaxia deve ser realizada na primeira hora após o nascimento, tanto no parto vaginal quanto cesáreo, uso do PVPI 2,5% colírio.
Tais cuidados representam a necessidade de intervenção para auxiliar a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina - cuidados imediatos - como também registrar informações e realizar cuidados após esta adaptação - cuidados mediatos (HOCKENBERRY, 2006).