A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico (POSSO, 2006).
Por outro lado, um sinal refere-se a toda alteração objetiva, que é passível de ser percebida pelo examinador (uma mancha na pele, um sopro cardíaco, por exemplo).
Aqui vão algumas dicas de semiologia médica!
É preciso fazer a anamnese, compreender o contexto da pessoa e somar a isso a atuação física. Assim, é possível ter um entendimento completo do quadro, o que ajuda a consolidar os conceitos teóricos.
Em uma visão mais generalista e atualizada, a semiologia veterinária pesquisa e inter- preta os métodos de exame clínico, os sintomas e sinais (do latim signum ), bem como as possíveis manifestações funcionais, reunindo os elementos necessários para estabelecer o diagnóstico e presumir a evolução da enfermidade ( ...
Os sinais são as manifestações percebidas por outra pessoa, e os sintomas são as queixas apresentadas pelo paciente em relação ao que está sentindo.
Sinal de Giordano: Se a manobra evidenciar sinal de dor aguda, em pontada, no paciente, o sinal de Giordano é positivo, o que indica grande probabilidade doença renal (litíase e pielonefrite aguda).
Enfermagem: três etapas para realizar exames físicos
Para um adequado e perfeito exame físico geral e ginecológico deve-se levar em conta que haja privacidade para a paciente, o local deve ser adequado, iluminado e climatizado e o material a ser utilizado deve estar disponível no momento do exame.