17,0 - 41,0 Relação CD4/CD8........... 0,9 - 2,6 VALORES DE REFERÊNCIA PARA SUBPOPULAÇÕES DE LINFÓCITOS CD4 E CD8 OBTIDOS DE UMA POPULAÇÃO NORMAL DE BRASILEIROS ADULTOS.
Linfócitos T CD8: diminuem a atividade de outros tipos de linfócitos e, por isso, encontram-se aumentados em casos de HIV; Linfócitos T citotóxicos: destroem células anormais e infectadas por vírus ou bactérias.
Esses exames determinam a quantidade de linfócitos CD4 e CD8 no sangue, para avaliar o estado do sistema imunológico em pessoas infectadas pelo HIV. Em geral, são feitos em conjunto com a carga viral do HIV. Com o progresso da doença, o número de linfócitos CD4 diminui.
Linfócitos T CD8+ são células do sistema imune adaptativo capazes de induzir a morte de células infectadas através de mecanismos citotóxicos.
O tratamento reduz a quantidade de vírus no corpo e retarda a queda dos linfócitos CD4. Os linfócitos CD8, também chamados supressores ou citotóxicos, participam da identificação e da destruição de células infectadas por vírus ou afetadas por câncer. Produzem substâncias que dificultam a replicação do HIV.
Os linfócitos CD8, também chamados supressores ou citotóxicos, participam da identificação e da destruição de células infectadas por vírus ou afetadas por câncer. Produzem substâncias que dificultam a replicação do HIV.