A sequência do exame físico do abdome deve obedecer esta ordem: Posicionar o paciente em decúbito dorsal, com tronco e abdome expostos, em ambiente com boa luminosidade e temperatura adequada....Esta é uma área com um video dinâmico
Exame do abdome normal ABDOME: plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral, retrações ou abaulamentos. Peristalse não identificável à inspeção. Ruídos hidroaéreos presentes nos quatros quadrantes (+/IV). Ausência de timpanismo difuso e macicez em flancos.
Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.
Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)
O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.
Os movimentos são feitos sempre com o pulso e não com o braço. A audição é usada nesta técnica pois as vibrações que ocorrem a partir dos golpes dos dedos geram sons e pelo timbre desses sons é possível fazer a avaliação do paciente para saber se há presença de ar, líquidos ou fibrose de alguns músculos, por exemplo.
A percussão é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro.
INTRODUÇÃO. Ascite é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal. Embora as causas sejam muitas, em 80% dos casos a ascite é causada por hipertensão portal secundária a cirrose.
2.1. Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.