Químicas como alisamento, tingimento, descoloração, além dos fatores naturais, como sol, vento e água do mar, alteram o pH do cabelo, resultando na abertura da cutícula capilar, o que aumenta a porosidade dos fios.
Cabelo poroso é aquele cujos fios estão sem forma e sem elasticidade, além de quebradiços. A porosidade significa que o fio tem uma lesão mais profunda, que vai além de estar ressecado.
Para recuperar os fios que estão muito porosos, o expert diz que é necessário tratá-los de dentro para fora. "Recomendo uma reconstrução no salão a cada 15 dias e hidratações semanais. Em casa, é legal usar óleos, além de leave-in e máscaras que tenham proteínas e lipídios", fala.
Teste de porosidade
O vinagre de maçã é um ótimo selante natural pois ele possui um pH bem baixo que fica em torno 2,5 e 3,5 por conta disso ele deixa as cutículas do nosso cabelo bem seladas, o que é muito bom para os cabelos porosos que quando estão nessa situação ficam com as cutículas muito abertas, perdendo a hidratação dos fios e ...
Fatores que Contribuem para Aparecer o Frizz Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados. Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
ÓLEO DE LINHAÇA – restaura a hidratação e trata o couro cabeludo oleoso. Um óleo vegetal leve e de absorção rápida que revive o cabelo, deixando-o mais resistente, macio e suave. Ele ajuda a combater o frizz e a estática, nutre os folículos e contribui para o crescimento capilar.
É simples: com as madeixas limpas, separe um fio solto e coloque-o em um copo com água. Se boiar, é porque seus fios estão com porosidade baixa, precisando de hidratação. Se ele ficar pelo meio do copo, a nutrição é a mais indicada, já que você está com a porosidade média.
Para esse tratamento de acidificação basta misturar duas colheres de vinagre em 500ml de água. Com os fios limpos, aplique a mistura e deixe agir por 15 minutos. Depois é só enxaguar e aplicar condicionador como de costume. O resultado são fios muito mais fortes, alinhados e saudáveis.
Uma das principais causas para o indesejado frizz é o ressecamento excessivo do cabelo. Esse é o tipo de cabelo que tem dificuldade em manter a hidratação. ... Isso faz com que as cutículas do fio se dilatem e a água atinja as camadas mais internas do cabelo, provocando o ressecamento e, consequentemente, o terrível frizz.