Os recém-nascidos prematuros com menos de 28 semanas foram randomizados a ter como meta de saturação de oxigênio (SatO2) 85 a 89% ou 91 a 95%.
EPISÓDIOS DE QUEDAS DE SATURAÇÃO NO RECÉM-NASCIDO COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR. Uma das razões mais comum pela qual somos chamados à beira do leito são os casos de episódios de saturação ou os casos de recém-nascidos (RN) que apresentam cianose ou apnéia. Podemos ser chamados vários vezes ou uma vez ao dia.
A frequência cardíaca pode ser determinada através do monitor cardíaco; a respiração é avaliada visualmente com o padrão respiratório do bebê e a saturação através do oxímetro de pulso.
Os bebês prematuros de sete meses são aqueles que nasceram entre as semanas 28 e 32 da gestação. Felizmente, nesse tipo de nascimento, os recém-nascidos têm uma boa chance de sobrevivência. No entanto, esses bebês precisam de assistência respiratória, pois os seus pulmões ainda não estão desenvolvidos o suficiente.
O objetivo geral é manter o oxigênio do seu filho em um nível que atenda a necessidade corporal, geralmente 90% ou acima em determinados casos.
O que acontece quando a saturação do oxigênio cai? O nível da saturação do oxigênio mais baixa do que 90% é considerada uma hypoxemia, que pode resultar em complicações cardiopulmonares, apnéia do sono, entre outros problemas.
A gente, indiretamente, infere que, se a saturação está boa (entre 93 e 95%), esse neném está bem oxigenado. Então, você pode e deve usá-lo, é um instrumento mais prático e provavelmente mais barato para monitorizar a oxigenação do recém-nascido.
Causas de bronquiolite Em casos graves, as crianças têm baixa saturação de oxigênio na corrente sanguínea. A infecção pode ser mais comum ou mais grave em bebês cujas mães fumam cigarros, especialmente aquelas que fumaram durante a gravidez. A infecção parece ser menos comum entre bebês amamentados.
É verificada por meio da palpação ou ausculta no período de 1 minuto, computando-se um batimento para cada ciclo completo de sístole e diástole, preferencialmente no pulso apical. No recém-nascido a frequência normal varia entre 120-160bpm.
Os sinais vitais normais de um recém-nascido são: Frequência cardíaca: entre 1 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos.