O Capitalismo e a Sociedade de Consumo. ... Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo.
O consumo pode ser considerado a "mola propulsora" da economia mundial, já que consumir gera demanda que por sua vez gera maior produção por parte das indústrias.
Na sociedade contemporânea, o caminho para a felicidade tem sido um assunto cada vez mais debatido. ... Desde então, começou a ser enraizado o senso de que é necessário o consumo constante de bens materiais para ser feliz, o que só passa de estratégias publicitárias de empresas que objetivam o seu desenvolvimento e lucro.
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro. ... Para manter esse desenvolvimento, incentiva-se o consumo de várias maneiras, principalmente a fetichização das mercadorias e o crescimento dos meios publicitários.
A sociedade deve modificar urgentemente seu consumismo, mudando o paradigma que a relação de consumo e o desenvolvimento andam juntos. Uma vez que a grande demanda da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente.