Um bom líder sabe conquistar o respeito da equipe e um bom empreendedor sabe identificar oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Empreendedor por sua vez, é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. ...
+ o líder eficaz deixa claro o caminho a ser tomado, para facilitar que seus seguidores possam atingir a realização dos próprios objetivos." Um líder empreendedor mostra-se carismático, paciente, gentil, disciplinado e acima de tudo, capaz de influenciar seus colaboradores, motivando-os para que juntos trabalhem em ...
Um empreendedor que lidera sabe respeitar seu colegas, superiores e subordinados, e tem o dom de identificar emoções e sentir empatia por seus companheiros de atuação. Esse perfil destaca profissionais que jamais se contentam com informações de uma só fonte, sendo a pesquisa algo fundamental na sua vida profissional.
O bom líder tem um papel importante no dia a dia do negócio e influencia diretamente na gestão de pessoas. Quando a liderança é boa, a empresa cresce, se desenvolve e conta com colaboradores motivados e produtivos. Porém, uma má liderança boicota os resultados da companhia e compromete a produção de todos os liderados.
Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? Existem muitos textos que tratam o empreendedorismo como o estudo sobre as competências e habilidades do empreendedor e liderança como sendo a arte da influência.
Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados. Normalmente, o conceito de liderança é associado a cargos de autoridade, a pessoas que exercem uma liderança formal.
Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender. O líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas. Ao analisar rapidamente as duas palavras chegamos a conclusão que ambas levam a palavra poder, mas só conquistam um resultado positivo se forem cultivadas em conjunto.
O líder empreendedor é essencialmente um bom comunicador, que compartilha informações, indica prioridades e esclarece dúvidas. Mas é possível simplificar essa tarefa, sabia? Aí entra a tecnologia, que deve ser usada para agilizar o contato com os colaboradores.
Por meio da empatia, o líder dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Ele também deve transmitir os valores e a missão da empresa, e informar a todos sobre a importância que possuem para a organização. Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.