podem resultar em um ônus financeiro e doença ocupacional. A exposição ao ruído pode ocasionar efeitos à saúde como estresse, irritabilidade, hipertensão arterial e pode estar associado a outras situações de risco.
Significado de Ruído substantivo masculino Som indistinto sem harmonia; estrondo. Rumor causado pela queda de um corpo ou pelo choque entre dois ou mais; barulho. Som de várias vozes ao mesmo tempo; gritaria, tumulto.
O ruído pode ser classificado em três principais classes podendo ser contínuo (estável, com variações máximas de 3 a 5 dB(A). Intermitente (oscilações de maior ou menor intensidade) e de impacto (apresenta picos de ruído com duração menor de 1 segundo).
Ruído é a mistura de sons ou tons, cujas freqüências diferem entre si por um valor inferior ao poder de discriminação de freqüência do ouvido, ou seja, é qualquer sensação sonora considerada indesejável.
Além da perda auditiva, o trabalhador em situação de barulhos acima do recomendado pode desenvolver estresse, taquicardia, fadiga, distúrbios musculares e emocionais, problemas cardiovasculares, entre outros.
São sinônimos: perda auditiva por exposição ao ruído no trabalho, perda auditiva ocupacional, surdez profissional, disacusia ocupacional, perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora, perda auditiva induzida por ruído ocupacional, perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis ...
O som é uma percepção sensorial e o ruído é visto como sendo um som indesejado. O som pode ser explicado por variações em maior ou menor grau da pressão do ar, que provocam uma resposta sensitiva no sistema auditivo. O ruído está normalmente presente em todas as atividades humanas.
Os níveis de ruído são medidos em decibéis (dB)....NÍVEIS DE RUÍDO (~ dB)EfeitoDecibéisModerado60 dB = conversa normal, lava-louças, secadora de roupas 50 dB = chuva moderada 40 dB = sala silenciosaBaixo30 db = sussurro, biblioteca silenciosa
A Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os "limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente". Esta norma recomenda para uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, a máxima exposição diária permissível é de 85 dB.