"Com o método de análise de sangue seco, são coletadas três gotas de sangue capilar (bastante superficial, dispensando o uso de seringas) a partir da punção digital do dedo do paciente, usando-se apenas uma agulha. O método é simples, semelhante aos testes de medição de glicose.
A técnica consiste na coleta de sangue, proveniente da polpa digital ou de punção venosa, com deposição no papel filtro em área previamente demarcada. Após a chegada ao laboratório, a amostra de sangue é ressuspendida. Depois ela é processada pelos testes sorológicos padrões para cada investigação de infecção.
A amostra pode ficar em temperatura ambiente por 3 horas no máximo. Após este período o sangue pode hemolisar. Como conservar a amostra antes da separação do soro? Após a retração do coágulo, o material pode permanecer em geladeira, de 4° a 8° C, por 12 horas no máximo, a fim de evitar hemólise.
O tipo de amostra mais realizado nos exames pelo DNAVIDA. Utiliza-se o papel filtro (FTA) para a coleta sanguínea, furando o dedo do participante e coletando cerca de 3 a 5 gotas de sangue. Não precisa estar em jejum. Mais fácil e rápido a coleta.
As amostras são guardadas em ambiente refrigerado, com temperatura média de 4ºC. Para os exames de urina de rotina, elas podem ser congeladas para que tenham maior durabilidade. Já as de fezes não devem ser congeladas, pois isso pode acarretar na morte dos parasitas, inviabilizando a amostra.
Nos Estados Unidos, o sangue pode ficar armazenado por até 42 dias. No Brasil, em geral usa-se uma solução conservante diferente, que permite menos tempo de estocagem -por até 35 dias.
Sim, pode acontecer e não quer dizer doença. O sangue, quando fora dos vasos sanguíneos e em contato com outras substâncias (como superfície das seringas, catéteres e tubos de coleta) tem a chamada "cascata da coagulação" ativada, levando à formação de coágulos.
Os testes de DNA feitos em laboratórios particulares são muito mais rápidos e o preço vem caindo ao longo dos anos. Há 20 anos, custavam R$ 10 mil. Hoje saem por R$ 500 parcelados em duas vezes.