As relações entre ciência e tecnologia são muitas vezes abordadas pela literatura, uma vez que elas podem complementar-se. ... A tecnologia surge a partir da ciência, mas sobrevive pelo mercado. Pela aplicação da Lei de Paretto, diz-se que 20% das inovações tem sua origem na ciência e 80% no mercado.
De acordo com as definições estudadas, pode-se dizer que a técnica seria a prática ou "arte" (techné) relacionada às mais diversas atividades, enquanto a tecnologia seria a ciência responsável pelo estudo das técnicas de uma ciência, profissão ou atividade particular.
A Ciência é todo saber baseado em experiência, observação e capacitação de comprovar determinada coisa. A tecnologia é apenas uma ferramenta criada pela ciência para se fazer algo. Exemplo: Sabermos graças a ciência que, o fogo é um tipo de energia muito comum e muito ultilizada em nosso dia-a-dia.
A abordagem CTS propõe o ensino contextualizado em que o tripé Ciência, Tecnologia e Sociedade é explorado por meio do estudo de suas inter-relações, ou seja, da interdependência entre seus componentes, centrado na organização conceitual em temas sociais, desenvolvimento de juízo crítico e por uma concepção de ciência ...
Autores como Echeverría (1995), Garcia, Cerezo e López (1996) e López e Cerezo (1996) complementam que ciência e tecnologia são apresentadas como formas autônomas da cultura, como atividades valorativamente neutras, como uma aliança heroica de conquista da natureza.
Para ele, a técnica está intimamente ligada ao modo de "como se deve fazer". Já a ciência se insere nos conhecimentos necessários para se pôr em prática a utilização da técnica. ... Segunda ele, a técnica utiliza certas partes do conhecimento científicos para planejar e executar suas ações.
Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida como tecnologia de ponta. As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.
A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também. O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas online, que esquecemos de manter o contato offline. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.