O termo "América portuguesa" refere-se aos países lusófonos (falantes de português), no caso somente o Brasil. Existem (a título de curiosidade), a América inglesa, América francesa, América holandesa e América hispânica (essa com o maior número de falantes).
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil.
Os termos América-lusa, América Portuguesa, América Lusitana, ou Luso-América, são termos usados para se referir às partes do continente americano colonizadas pelos portugueses.
Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.
O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. ... Esse "pacto" instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou.
A Colonização da América por parte dos europeus sempre teve como um dos focos o desejo de encontrar metais preciosos. Motivados pelo ouro que encontraram desde os primeiros contatos com os povos das ilhas do Caribe, os espanhóis passaram a buscar incessantemente as fontes de tal metal.
A principal finalidade e objetivo de colonizar o Brasil foi este ser uma colonia de Portugal na qual seria uma colonia de exploração, onde Portugal tirava meios como ouro, mineirais, madeira, açucar entre outros na qual estes eram enviados a Portugal e vendidos a outros paises...
No Brasil, houve vários conflitos durante o processo de Independência, porém nenhuma influenciou diretamente a declaração de Independência. ... Nas colônias espanholas, as revoltas e guerras pela independência de seus países foram lideradas pelos criolos, descendentes de espanhóis e indígenas dos respectivos países.