§ Estoque de produto acabado: para diferentes taxas de demanda de mercado e produção, pode-se decidir em manter a produção estável, necessitando assim de estoques para cobrir os picos de demanda por um produto ou a reposição em virtude de algum problema que possa ocorrer com algum lote produzido.
c) Estoque de Produtos Acabados: os produtos acabados constituem o principal tipo de mercadorias em estoques, visto que são aqueles que já estão prontos, ou seja, já passaram pelo processo de fabricação e estão disponíveis para o mercado consumidor.
Os estoques de materiais semi-acabados referem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de acabamento e que se encontram também ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo.
Os produtos acabados já estão prontos para venda, originários do processo produtivo da empresa ou adquiridos de outros fornecedores. ... Devem estar prontos para a entrega tão logo a venda seja realizada. É o mais líquido dos estoques, pois sua transformação em caixa depende da venda, do prazo e da cobrança.
A função principal do estoque é usar vendas e produção/compras para aumentar a rentabilidade, para obter o montante máximo para o investimento do negócio.
Estoque de material em processo diz respeito a itens de terceiros ou itens internos que estão sendo processados, mas que ainda não é um produto acabado. ... O último identifica o lato de que os materiais permanecem ociosos, como estoque, não sendo agregado nenhum valor.
Estoque final = estoque inicial + compras – devoluções – custo de mercadoria vendida. Por fim, para calcular o estoque inicial, segue o cálculo abaixo: Estoque inicial = compras + custo das mercadorias vendidas. São contas simples, basta substituir os nomes indicados pelos valores referentes a cada um deles.
Produtos semiacabados são aqueles que ainda não passaram pelas fases finais de acabamento ou não possuem seu formato final. ... "Produto acabado visa a conquista do consumidor final, já o semiacabado é mais direcionado para o mercado B2B", explica o acadêmico.
Agora, para descobrir o estoque final, você precisa fazer o seguinte cálculo: Estoque final = estoque inicial + compras – devoluções – custo de mercadoria vendida.
Um controle de estoque eficiente permite que a empresa identifique produtos que estejam em falta ou em quantidade reduzida para a sua demanda comercial. Isso permite que compras equivocadas ou desnecessárias sejam evitadas, dando mais inteligência ao gasto de recursos e reduzindo, consequentemente, o prejuízo.