A Organização Espaço Temporal, é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
1996., a estruturação espacial consiste no ato mental de criar uma organização ou forma para um objeto ou conjunto de objetos, ou seja, constitui uma forma de abstração que permite criar uma representação mental de uma estrutura.
A estruturação espaço temporal é a capacidade de situar o próprio corpo no espaço, em relação a referenciais e obstáculos fixos e móveis, de localizar outros objetos com base em tais referenciais, de perceber a velocidade de deslocamento do próprio corpo e de objetos, assim como a trajetória de seus movimentos.
Na escola, atividades interdisciplinares voltadas para o desenvolvimento da estruturação espaço temporal são muito importantes. Atividades com jogos e brincadeiras, com músicas e danças, que trabalhem ritmo e movimentam o corpo favorecem a ampliação das habilidades de organização e estruturação espaço temporal.
Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?
"O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica.
A estruturação espacial refere-se à forma como a criança percebe a si, as pessoas e os objetos no espaço e envolve as noções de ir para frente, para trás, para cima ou para baixo e ainda da esquerda para a direita.
A deficiência na estruturação espaço-temporal na escola costuma se apresentar em problemas como: Dificuldade de distinção entre "b" e "d"; "p" e "q"; "21" e "12" (percepção espacial de direita e esquerda); Dificuldades de distinção entre "b" e "p"; "n" e "u"; "ou" e "on" (percepção espacial de alto e baixo);
A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e ...
A estruturação temporal proporciona à criança, a consciência do desenvolvimento das ações no tempo, solicitando mais a percepção auditiva da criança, em contraposição à estrutura espacial, que exige basicamente a percepção visual.