Sua origem é dos indígenas paraenses e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominadamani poi. Câmara Cascudo diz que "Esse mani poí fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos."
O tacacá é servido sempre muito quente. Ele é bebido direto da cuia, e não tomado com colher; o camarão e o jambu são comidos com as mãos ou com um palitinho de madeira.
Tacacá – Do tupi guarani tacacá – goma, mucilagem. Sopa tradicional da culinária amazônica, paraense mais especificamente. Leva como componentes principais o suco de mandioca cozido para perder a acidez (tucupi), folhas de jambu (planta da cruciformes, levemente picante) e camarões.
Significado de Tacaca substantivo feminino [Regionalismo: Pernambuco] Suor fétido, mau cheiro. Catinga.
goma de mandioca. camarão seco, salgado. jambu (Acmella oleracea) sal.
O Tacacá foi inventado pelas tribos indígenas do Estado do Pará e, segundo Câmara Cascudo, intelectual conhecido como a Sabedoria de Pijama, deriva de um tipo de sopa aborígene denominada mani poi.
ta·ca·cá cá [Brasil: Pará] [ Culinária ] Caldo feito de goma de mandioca, camarões, tucupi, jambu e outros condimentos.
De origem indígena, o tacacá é uma comida típica da região amazônica. O caldo amarelado à base de mandioca, chamado de tucupi, preparado com goma, camarão e jambu é servido bem quente em cuias.
Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal.