O termo narcisismo provém da Mitologia Grega, que narra a história de Narciso, um jovem muito bonito que desprezou o amor da ninfa Eco e por isso foi condenado a apaixonar-se por sua própria imagem espelhada na água. Este amor impossível levou Narciso à morte, afogado em seu reflexo.
Significado de Narcisista adjetivo Que tende a estar completamente centrado em si mesmo, geralmente voltado para sua própria imagem. substantivo masculino e feminino Pessoa que está completamente centrada em si mesma e na sua própria imagem. Etimologia (origem da palavra narcisista). Narciso + ista.
Tendência para pensar apenas em si mesmo: 2 eu, egotismo, egoísmo, individualismo, egolatria, egomania, egocentrismo.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.
Freud O termo narcisismo surge no final do século XIX, e há quase consenso em relação a quem teria cunhado a palavra. A maioria dos autores que buscou a origem da palavra narcisismo (inclua-se aí o próprio Freud) atribuiu a dois clínicos - Havelock Ellis e Paul Näcke - a invenção do termo.
O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.
Os narcisistas em um relacionamento amoroso têm muito pouca capacidade de sentir empatia pelos outros, pois essa falta de empatia é um sinal característico de narcisismo. Eles tendem a ser egoístas e egocêntricos e geralmente não conseguem entender o que as outras pessoas estão sentindo.
Gritos e insultos são outra forma de manipulação. A intenção é fazer você se sentir pequena e com medo. Fique calma, mantenha seu tom de voz e peça para o narcisista fazer o mesmo. Se não adiantar, recuse-se a conversar naquele momento.