Gás incolor, inodoro, ligeiramente solúvel na água e comburente (mas não combustível). Constitui um pouco mais de um quinto do volume da atmosfera, cerca de metade da crosta terrestre, além de entrar na constituição dos organismos animais e vegetais. Simbolo químico: O.
Significado de Oxigênio substantivo masculino [Química] Elemento químico essencial à vida, que forma a parte respirável do ar, de símbolo O, número atômico 8, massa atômica 16, é um gás incolor, inodoro e sem sabor, de densidade 1,105. Etimologia (origem da palavra oxigênio). Oxio + gênio; pelo francês oxygène.
Do grego antigo ὀξύς (oxy) "ácido" + γένος genos (formação).
Gás simples, incolor, inodoro, comburente, mas não combustível, muito pouco solúvel na água, que faz parte da atmosfera e que sustenta a respiração e a combustão. Grafia no Brasil: oxigênio. Grafia no Brasil: oxigênio. Grafia em Portugal: oxigénio.
Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (PTN), o oxigénio é um gás incolor e inodoro com fórmula molecular O2, em que dois átomos de oxigénio se ligam com uma configuração electrónica em estado tripleto.
Fórmula química do oxigénio.
Características do oxigênio Em estado gasoso, é incolor — mas apresenta cor azulada em estado líquido e sólido. Também é inodoro (sem cheiro) e insípido (sem gosto). Mesmo sendo necessário para processos de combustão, ele não é combustível, além de ser pouco solúvel em água.
"A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. Para separar cada componente desta mistura homogênea, o mais conveniente é fazer uma destilação fracionada. E para que o processo seja mais simples de ser feito, o ar deve estar em seu estado líquido".
Quantas sílabas tem oxigênio? ... No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).
Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.