E a realidade lingüística vivida por muitos é dividida em duas normas: Em outras palavras, há duas línguas no Brasil: uma que se escreve (e que recebe o nome de "português"); e outra que se fala (e que é tão desprezada que nem tem nome).
Norma padrão da língua portuguesa/O que é uma norma padrão Sendo um conjunto de regras e prescrições da gramática da língua. Pode ser dividida em norma culta ou norma coloquial.
Norma-padrão é a construção abstrata e idealizada de uma determinada língua, encontrada nas gramáticas tradicionais (derivando-se daí regras a serem seguidas), com o objetivo de servir de referência a "projetos políticos de uniformização linguística", como pontua Faraco (2007, p. 75).
O preconceito linguístico é o juízo de valor negativo para a forma de falar das pessoas que dominam o mesmo idioma.
Provavelmente você usaria uma roupa mais adequada à situação, como calça comprida e camisa, teria uma postura mais firme e decidida para transmitir seriedade e compromisso e sua linguagem seguiria a norma padrão e seria mais monitorada, isto é, você cuidaria da sua linguagem para evitar gírias e vícios.
Significado de Norma-padrão substantivo feminino [Gramática] Regra que serve de padrão, de modelo para outras regras, normalmente se refere à norma que está estabelecida nas gramáticas normativas.
A norma-padrão pode ser entendida como a norma gramatical, com base na gramática tradicional e normativa. Atua como um modelo idealizado que visa a padronização da língua escrita. A norma culta é a variação que mais se aproxima desse padrão.
S.O.S. Português A norma- padrão, por sua vez, está vinculada a uma língua modelo. Segue prescrições representadas na gramática, mas é marcada pela língua produzida em certo momento da história e em uma determinada sociedade. ... Como desde então não foram realizados novos estudos, a norma culta caiu em desuso.
Importante destacar que o preconceito linguístico acontece no teor de deboche e pode gerar diversos tipos de violência (física, verbal, psicológica). Os indivíduos que sofrem com o preconceito linguístico muitas vezes adquirem problemas de sociabilidade ou mesmo distúrbios psicológicos.