A sombra aparece sempre do lado oposto à fonte de luz e pode ser de diversos tamanhos, dependendo da distância em relação ao corpo bloqueador da luz e da distância da luz em relação ao corpo. Quanto maior a opacidade de um corpo, maior será o bloqueio de passagem da luz e mais nítida será a sombra.
Quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra. Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.
Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. ... E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra.
Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma.
Quando a distância entre duas sombras se torna muito pequena, uma delas "atrai" a outra, deformando-a! Vejamos como esse fascinante fenômeno ocorre e pode ser explicado. Na figura 1, uma seqüência de fotos mostra a sombra da cabeça do fotógrafo se aproximando da sombra de uma parede.
Resposta: E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. ... Quanto mais perto o objeto estiver da luz, mais autêntica será o formato de sua sombra; quanto mais longe da origem de luz, maior ela ficará.
O legal é que todas as vezes que alguma coisa é colocada na frente da luz do Sol, esse objeto bloqueia a passagem dessa luz e forma uma região sem a luz solar. Essa região recebe o nome de sombra. ... Então, essa região abaixo da árvore que não tem a luz do Sol é a sombra.
Esse movimento é reflexo da translação da Terra em torno do Sol, que faz com que o Sol descreve uma trajetória (aparente) na esfera celeste ao longo do ano - a eclíptica. Como o plano orbital da Terra não coincide com o equador terrestre, o plano da trajetória aparente do Sol tampouco coincide com o equador celeste.
Se se encontrar numa situação em que precisa de saber as horas e não tem relógio à mão pode utilizar o Sol como ponto de referência. A partir do meio dia, quando o Sol começa a baixar e aproximar-se do horizonte meça a sua distância até esta linha para saber quanto tempo falta para o anoitecer.
O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). ... Como reflexo da translação da Terra em torno do Sol, a posição do Sol entre as estrelas muda ao longo do ano.