A falta de pontuação no livro Ensaio Sobre a Cegueira São pessoas imersas em um mundo de glórias, conquistas. Hoje, com redes sociais e likes, isso se agrava. A cegueira deles é excesso, é achar em si mais valores do que no mundo e, por isso, se negar a compactuar com o avanço das coisas simples.
O primeiro elemento que pode ser analisado como símbolo, é a própria cegueira, pois fica claro que não se trata da doença comum, mas de algo que vai muito além. Segundo Biedermann (1994, p. 83) a cegueira simboliza, ao mesmo tempo, ignorância, deslumbramento, imparcialidade e abandono ao destino.
"A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos pela frente". "Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a cegueira da razão".
Ninguém entende o que está acontecendo. Algumas pessoas se aproximam. Ele declara aterrorizado: "Estou cego!" (SARAMAGO, 1995, p. ... Além de ser uma cegueira repentina e incompreensível (os olhos do primeiro cego estão perfeitos1, conforme o médico), trata-se de uma cegueira branca: o cego vê um "mar de leite".
Romance AlegoriaFicção pós-apocalípticaRomance psicológico Ensaio sobre a Cegueira/Gêneros
Ele tem 310 páginas e é dividido em 'capítulos' que, na verdade, não são numerados, apenas sabemos que trocou de capítulo pela troca de página.
Nesta edição, buscamos representar a perda de humanidade por que passam os personagens de Saramago, quando o "mal branco" acomete a humanidade. A sobreposição de cores e texturas na capa evoca o aguçamento dos outros sentidos que não a visão – neste caso, o tato.
O termo "cegueira branca" é usado pelo autor para representar o egoísmo, a imparcialidade, o medo, a covardia, a raiva e outros sentimentos que cegam o ser humano e o levam à perdição. As personagens não possuem nomes, características físicas nem comportamentais.
310 páginas 310 páginas. Livro usado, marcas de manuseio.
Top 5 plataformas