A simbologia do dragão está associada ao mal e ao terror, mas ao mesmo tempo também simboliza a proteção dos tesouros. Lutar e vencer o dragão traduz a iniciação e a evolução através da provação. Este animal mitológico é também símbolo da imortalidade, da união dos contrários e do poder divino.
O dragão oriental é um símbolo tradicional de alguns países como China ou Japão e possui o significado de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza. Tem aparência de uma serpente gigante com quatro garras.
Está presente não apenas na China e na Índia antigas, mas também entre fenícios, hebreus, gregos, romanos, celtas, bretões e saxões, povoando a imaginação européia durante toda a Idade Média. Apesar de ser um mito tão disseminado, ele provavelmente surgiu de maneira independente em cada um desses lugares.
A similaridade entre dinossauros e dragões é bem documentada. Na China, durante muito tempo ossos fossilizados de dinossauros foram classificados como de dragões. ... O primeiro grupo é de dragões com corpos alongados e pernas pequenas, descrições parecidas com o folclore chinês, grego e inglês.
Os dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade. ... Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
Primeiras interpretações de dragões surgiram em 40 mil a.C. e o mito foi se desenvolvendo e diversificando ao longo dos milênios. O nome dessas míticas criaturas vem do termo grego "drákon", que seria uma espécie de serpente gigante.