Ensinava que a corrupção tem sua origem num coração ímpio (17:9), e que sem um novo coração, novas intenções e um novo espírito, o homem é incapaz de fazer o bem (13: 23). Tal mudança só poderia ser efetuada por um ato soberano e criador de Deus (24: 7; 31: 31-34).
O livro de Jeremias contém as profecias, as advertências e os ensinamentos que fizeram parte do ministério do Profeta Jeremias ao reino de Judá, ao sul.
Pode-se dizer que a missão de Jeremias consistia em alertar o povo a respeito de das consequências de sua desobediência , tendo por reação aos alertas rejeição da mensagem . Ele se tornou um dos profetas que anunciaram o Exílio , no qual viu seu povo perder suas instituições e a própria terra.
No livro estão registradas as profecias sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.
O livro de Lamentações revela a situação patética de Judá após a conquista de Jerusalém pelos babilônicos, que ocorreu como resultado dos pecados do povo e da negligência às advertências proféticas.
A leitura de Jeremias nos tira da passividade. Leva-nos a olhar com outros olhos para dentro de nós mesmos, para o povo, para a sociedade e para o nosso relacionamento com Deus. Na leitura de Jeremias podemos nos atrever a pensar que em cada um de nós arde a alma de um profeta.
O livro pode ter sido escrito na era patriarcal, depois dos eventos citados, e pode ter sido escrito pelo próprio Jó; a outra data que se acredita que tenha sido escrito é no tempo de Salomão (950- 900 a.C.).