O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.
Em grande parte das tradições universais da génese, o primeiro ser humano era andrógino, e o seu corpo encontra-se divido por um elemento masculino do lado direito e um elemento feminino do lado esquerdo.
E tem até uma explicação da neurociência para isso. É assim: o hemisfério direito do cérebro predomina no controle do lado emocional. Só que esse hemisfério controla o lado esquerdo do corpo. Logo, a bochecha esquerda recebe uma carga maior de emoção.
A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente está relacionada com infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos ...
O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. "Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
A coisa não é nada simples. Enquanto que o norte está sempre ao norte e o sul sempre ao sul, a esquerda e a direita, como um sistema de coordenadas que vai grudado em nós, muda cada vez que nos movemos.
Os lados Yang e Yin no corpo O lado esquerdo do corpo relacionado com a força Yang, tem a ver com a força masculina que existe em nós e com a figura paterna. Em contrapartida, o lado direito tem relação com o Yin, associado à figura materna e à projeção da força feminina no ser humano.
Yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Ele fica do lado esquerdo da esfera, na cor preta.