Plantas gramíneas e rasteiras, ou de forração, que ajudam na retenção do solo. Entre elas citamos a grama bermuda (Cynodon dactylon) e a grama batatais (Paspalum notatum). A implantação de áreas gramadas em terrenos em encosta, passa pela preparação do solo, o que deve ser feito com cuidado.
Com isso poderá sugerir as plantas mais adequadas, bem como alguma medida que seja necessário tomar com o intuito de evitar problemas. Para esses casso deve-se usar plantas de raízes longas que ajudam na fixação do solo. Uma das plantas mais utilizadas é a Arachis Pintoi, conhecido com amendoim forrageiro.
Para que os tapetes de grama se fixem no barranco é preciso utilizar as chamadas estacas, que nada mais são do que gravetos cortados a uma altura de no máximo 20 cm que servirá de apoio até que a grama brote e gere raízes por conta própria.
Em zonas de sombra a escolha é mais reduzida, mas a hera é o melhor para guarnecer um talude que não receba sol. Também poderá utilizar a madressilva de folhas pequenas (Lonicera nitida, variedade dourada), a Symphoricarpus albus ou ainda o hipericão.
Algumas plantas que sugiro são capim limão, gardênias, azaleias, formio, araçá, alpínias, acerola, pitanga e buchinho.
Para grandes áreas podem ser usadas também plantas perenes e arbustos de porte baixo como Lantana, Seemania, Agapanthus e Hemerocallis, privilegiando as mais rústicas e de desenvolvimento mais vigoroso. A escolha de cada espécie dependerá das condições de solo, luminosidade, umidade e desenvolvimento esperado.
Aqui o processo de plantio ocorre por meio da germinação das sementes que são dispersas pelo solo. Para isso, separe as ferramentas de jardinagem como a pá e faça covas espaçadas no solo, seguidamente coloque 3 sementes de grama amendoim dentro de cada uma delas e regue com frequência.
Dicas para plantio de grama para talude Para fixar a grama no barranco, a instrução é utilizar estacas, de bambu ou madeira, cortadas a uma altura máxima de 20 cm. Esses gravetos servirão de apoio até que a grama para talude brote e tenha raízes que a mantenham no desnível.
Algumas plantas que sugiro são capim limão, gardênias, azaleias, formio, araçá, alpínias, acerola, pitanga e buchinho.