De modo geral, o período preferencial para a semeadura da soja vai de meados de outubro e 10 de dezembro. Entretanto, na maioria dos anos, em semeaduras de outubro até meados de novembro é que se obtém as maiores produtividades e altura de planta adequada.
O substantivo feminino "janela" tem sido utilizado para várias denotações, entretanto, é mais aplicado quando nos referimos a um vão em paredes de uma construção a meia altura que permite a entrada de ar e claridade nos ambientes. ... Assim, na agropecuária brasileira estes períodos são conhecidos como "janela de plantio".
Existe uma grande variedade de cultivares de soja, portanto a duração total do ciclo da soja pode variar de 1 dias. Porém, os ciclos comerciais mais comuns costumam ter de 1 dias, característico da época de semeadura de cultivares precoces a médias.
Os plantios de milho safra iniciam no mês de setembro prolongando até o mês de dezembro em algumas situações. Já os plantios milho safrinha e segunda safra ocorrem entre janeiro e março na grande maioria dos casos, seguidos pelos plantios de milho terceira safra que ocorrem entre os meses de abril e junho.
A instalação de uma lavoura de soja requer um planejamento adequado, pois é uma etapa que determina o início de um ciclo produtivo de aproximadamente 1 dias.
Para cada cultivar é recomendável uma população diferente de plantas por hectare. O espaçamento entre linhas normalmente utilizado para a cultura da soja é 0,45 m a 0,50 m (tradicional) e 0,25 m a 0,30 m (mais estreito).
Normais: ciclo de 1 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.
O milho safra é plantado entre outubro e dezembro, enquanto o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril.
Após a colheita da cultura da soja um dos manejos importantes para a implantação das culturas de inverno é a dessecação da área, para que não ocorra a ressemeadura natural de plantas daninhas e de plantas involuntárias. A camada de palha, sobre o solo, é essencial para o sucesso do Sistema Plantio Direto.
O milho safrinha é definido como o milho de sequeiro cultivado extemporaneamente, de janeiro a abril, quase sempre depois da soja precoce, na região Centro-Sul brasileira, envolvendo basicamente os estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, mais recentemente, Minas Gerais.