O Seoi-nage é realizado desequilibrando-se o oponente, puxando-o para a frente ou na diagonal para a direita ou para a esquerda, então coloca-se o corpo do oponente nas costas e arremessa-o por cima do ombro.
É uma posição de imobilização, onde o atleta precisa segurar o oponente nesta posição por 20 segundos para conseguir um Ippon. Lateralmente, o judoca abraça a cabeça do adversário com um dos braços e, com o outro, abraça as pernas puxando para cima e imobilizando o oponente para garantir a pontuação máxima.
Seoi-nage quer dizer "carregar nas costas e projetar" e, à grosso modo, consiste em usar os dois braços para trazer o uke às costas para depois projetá-lo a frente. O seoi-nage, embora dependa bastante do quadril para ser bem executado, é um te-waza, pois seu principal atributo é jogo de braços.
Principais golpes de Judô
O ippon ocorre quando o golpe é aplicado com força, velocidade e controle e o oponente cai perfeitamente de costas no tatame ou quando o adversário é imobilizado por 20s.
Golpe com a palma
Podemos dividir todas as técnicas do Judô em 2 grandes grupos, sendo eles: Nage-Waza e Katame-Waza. Dentro do grupo Nage-Waza temos 68 técnicas divididas em: Te-waza (técnicas de braço, contendo 16 golpes) Koshi-waza (técnicas de quadril, contendo 10 golpes)
A tabela 5 mostra a estatística descritiva dos golpes que ocasionaram ippon (golpe perfeito que vale um ponto).