O matrimónio estabelece os cônjuges num estado público de vida na Igreja. De acordo com a teologia sacramental católica, o efeito próprio do Matrimônio, enquanto instituição natural, é o vínculo entre os cônjuges, com as suas propriedades essenciais, a saber, a unidade e indissolubilidade.
O que é o casamento: Mas, já no âmbito religioso, o casamento é um ato exclusivamente destinado aos casais heterossexuais (um homem e uma mulher), sendo esta condição descrita na bíblia sagrada cristã. Para o cristianismo, o casamento é interpretado como a união de um homem e uma mulher sob a presença de Deus.
Grande parte das noivas não abre mão de se casar na igreja, diante de Deus, de acordo com sua fé ou perante sua comunidade religiosa. Normalmente, a cerimônia consiste em apresentar o casal a um sacerdote ou líder espiritual, diante do altar, pedindo as orações dos irmãos e as bençãos de Deus.
Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento, mas a igreja o considera uma instituição divina, importante para formalizar a união diante da comunidade e para pedir a benção de Deus. ... Diferente do católico, no casamento evangélico não há juramento, e sim um compromisso de amor, fidelidade e respeito mútuo.
Casamento entre pessoas do mesmo sexo (também chamado de casamento homossexual, casamento gay ou casamento homoafetivo) é o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo/gênero.