O cálcio é um dos minerais essenciais na dieta de cães e gatos, e associado ao fósforo, atua auxiliando o desenvolvimento ósseo normal, proporcionam rigidez aos ossos e dentes, ajudam na coagulação de sangue e atuam de forma ativa na permeabilidade da membrana, logo as exigências nutricionais de cálcio em cães e gatos ...
O cálcio participa de diversas funções vitais no organismo animal, como participar da contração muscular e da composição óssea. Logo, tanto o excesso quanto a falta desse mineral podem causar sérios problemas pra saúde desses indivíduos.
Ainda, o cálcio apresenta a função de cofator enzimático, coagulador, contração muscular, regulação dos batimentos cardíacos, transmissão de impulsos nervosos, secreção de hormônios, ativador e estabilizador de enzimas, interação com a vitamina D e afins (Andriguetto et al., 1982; Leclercq, 1999; Castilho et al., 2015) ...
O fósforo possui importância fundamental no funcionamento ruminal, especialmente para as bactérias celulolíticas, que possuem uma exigência tão elevada deste mineral quanto as exigências do animal. O P é requerido em quantidades elevadas para a produção e secreção do leite.
Estudos realizados em bovinos alimentados com dietas ricas em concentrados, o suplemento de cálcio, em quantidades superiores às exigências do animal podem melhorar o ganho ou a eficiência alimentar (Bock et al., 1991), devido ao seu efeito tamponante reduzindo as flutuações do pH ruminal.
O consumo de cálcio e de fósforo foi obtido pelo consumo de ração total desse período e multiplicado pelo nível de cálcio e de fósforo do tratamento a ser determinado e dividido por 100.
O cálcio é essencial para: Formação dos ossos e dentes. Contração muscular. Funcionamento normal de várias enzimas.
Os macroelementos são aqueles essenciais para a vida, ou seja, precisam estar em quantidades satisfatórias em nosso corpo para termos uma vida saudável. ... Microelementos também são importantes para a manutenção da vida, só que em quantidade menores.
Sódio (Na+) Tem concentração intracelular sempre mais baixa que líquidos externos. O transporteativovia membrana plasmática, bombeia o sódio que penetra por difusão. Assegura a regulação osmótica do sangue com o K. Potássio (K+) É abundante dentro das células que fora delas.
O consumo de cálcio e de fósforo foi obtido pelo consumo de ração total desse período e multiplicado pelo nível de cálcio e de fósforo do tratamento a ser determinado e dividido por 100.