Significado de Equinodermo Filo dos animais marinhos definidos por serem invertebrados cujo esqueleto (interno) é composto por ossículos calcários, sendo seu corpo encoberto por espinhos ou tubérculos; a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar são exemplos de equinodermos. ... Do latim Echinodermata.
Ao contrário dos demais invertebrados, o orifício embrionário primitivo (blastóporo) dos equinodermos não dá origem à boca, mas ao ânus. Portanto, assemelham-se mais aos vertebrados que, assim como os equinodermos, são por isso chamados de animais deuterostômios.
Os equinodermos locomovem-se graças à presença de um sistema de locomoção denominado sistema ambulacrário ou hidrovascular. ... Esse sistema, além de permitir a locomoção, é muito importante na captura de presas. É uma característica exclusiva desse filo.
A palavra "equinodermos"vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
[Figurado] Pessoa vil, insignificante; desprezível.
Estude sobre a fisiologia e as classificações dos Artrópodes e dos Equinodermos. Piolhos, Gafanhotos e Camarões são Artrópodes. Já a Estrela do Mar e o Ouriço do Mar são Equinodermos. Saiba tudo sobre essas espécies do Reino Animal nesta aula de Biologia Enem.
Os equinodermos são animais que possuem simetria pentarradial porque o seu corpo pode ser dividido em cinco em volta do seu eixo central. ... Os equinodermos, assim como os vertebrados, são caracterizados como deuterostômios, isto é, possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus.
A principal proximidade entre os equinodermos e os chordados consiste na formação embrionária, mas a diferença morfofuncional é que em todos os invertebrados, a exceção dos equinodermos, os folhetos embrionários dão origem a uma cavidade denominada de blastóporo.
A principal característica dos cordados é a presença, durante sua formação embrionária de um cordão fibroso disposto no dorso do embrião: a notocorda.
Normalmente, os anelídeos têm simetria bilateral e são animais triblásticos (ou seja, possuem ectoderme, endoderme e mesoderme). Por suas características, os anelídeos são vermes mais desenvolvidos do que os platelmintos e nematelmintos.