A finalidade da cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
A Cinesiologia e a Biomecânica nos permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação cargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano.
Cinesiologia é o estudo fundamental do movimento humano. Esta disciplina compreende o entendimento prático do sistema neuromotor em relação às estruturas anatômicas do movimento humano e suas funções.
A cinesiologia é um assunto de alto grau de complexidade, pois envolve conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia, física, química e biomecânica.
Mais especificamente, a Biomecânica permite, entre outras coisas, melhorar o desempenho de atividades esportivas, melhorar a técnica de realização de movimentos, melhorar equipamentos utilizados em esportes ou em atividades do dia a dia, prevenir lesões e auxiliar na reabilitação de lesões.
O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. ... A cinemetria objetiva a determinação da posição, do deslocamento, da velocidade e da aceleração, enquanto descritores das características cinemáticas dos segmentos e do próprio corpo humano.
Estudos da biomecânica
Um campo de interesse em biomecânica é o estudo de lesões. As lesões esportivas, em particular, são atraentes para alguns pesquisadores, com pessoas interessadas em aprender como os atletas no auge de seu desempenho se movimentam e se machucam, além de estudar lesões em pessoas que não são tão atléticas.
Seu objetivo é analisar as forças que agem sobre o corpo humano e manipular tais forças em procedimentos de tratamento de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
Para profissionais de educação física, o estudo da Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino. Conhecer o papel de cada músculo contribui para preparadores físicos conseguirem equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.