A Biologia da Conservação foi cristalizada como uma disciplina devido não somente ao crescimento da percepção de uma crise de extinção, mas também devido à percepção de uma lacuna entre biólogos ecologistas e manejadores de recursos e desenvolvida para combater a crise da biodiversidade, com dois objetivos principais: ...
A biologia da conservação defende os seguintes princípios: ... O respeito pela diversidade biológica deve ser feito na mesma escala que o respeito pela diversidade humana; A natureza deve ser respeitada além do seu valor econômico; Todos os esforços para manutenção da diversidade biológica são válidos.
O principal foco da biologia da conservação é a compreensão e a manutenção da diversidade genética, já que ela fornece o potencial adaptativo e evolutivo de uma espécie. Deste modo, o conhecimento da diversidade genética de uma espécie é primordial para as ações de conservação e manejo.
É uma matéria interdisciplinar que busca recursos em ciências naturais, sociais e na prática de gestão de recursos naturais, definida como o estudo científico da natureza e do estado da biodiversidade do planeta, com o objetivo de proteger espécies, seus habitats e ecossistemas das excessivas taxas de extinção e de ...
Taxonomia é necessária para a conservação das espécies Garnett e Les Christidis, argumenta que as abordagens tradicionais para classificar a biodiversidade prejudicam seriamente os esforços de conservação. ... A clareza na taxonomia também é essencial para definir leis sobre quais espécies são protegidas.
Os biólogos da conservação pesquisam e educam sobre as tendências e processos de perda de biodiversidade, extinção de espécies, e o efeito negativo que têm sobre a manutenção do bem-estar da sociedade humana. ...
Evolução: o princípio central da biologiaEditar Um dos conceitos nucleares e estruturantes em biologia é que toda a vida descende de um ancestral comum mediante um processo de evolução.
A Biologia da Conservação é uma área interdisciplinar com objetivo de proteger espécies, seus habitats e ecossistemas das excessivas taxas de extinção e de erosão das interações entre os seres vivos.
A linha de pesquisa Ecologia da Conservação está voltada para o desenvolvimento de estudos teóricos ou aplicados relacionados com a conservação da fauna e da flora. Os estudos podem ser referentes a uma única espécie, a um grupo taxonômico, ecossistema ou região.