As pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Os bebês começam muito cedo seu aprendizado sobre o mundo que os cerca, desde os períodos pré-natal, perinatal (imediatamente antes e após o nascimento) e pós-natal.
Primeira infância é o período dos primeiros anos de vida, em particular, os cinco primeiros, de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento. ... Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios.
Na contemporaneidade um dos assuntos de extrema importância que permeia a sociedade brasileira é a relevância de uma infância saudável na formação de cidadãos. Sendo assim, o processo de socialização e desenvolvimento socioeducativo, é fundamental para que a criança possa desenvolver sua identidade e autonomia.
O investimento em desenvolvimento na primeira infância cria os alicerces de uma sociedade próspera e sustentável. Os primeiros anos de vida são importantes porque o que ocorre na primeira infância faz diferença por toda a vida.
Ao nos referirmos à "primeira infância", estamos falando da faixa etária de zero a seis anos.
O programa Bolsa Primeira Infância é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, criada em dezembro de 2019, que oferece auxílio financeiro de R$200 para famílias em situação de vulnerabilidade social que tenham crianças de até 3 anos que ainda não conseguiram vaga nos Centros de Educação ...
Ao nos referirmos à "primeira infância", estamos falando da faixa etária de zero a seis anos.
Tudo acontece nos primeiros anos de vida. Aquele bebê que nasce enroladinho e de olhos fechados desabrocha e "cai na vida" tornando-se um ser que anda, corre, fala, pensa, se relaciona, faz escolhas e se faz presente ocupando um lugar próprio no mundo.
Essas condições contribuem para desenvolver aspectos da personalidade, hábitos alimentares, comportamento motor e emocional e funções cognitivas, ou seja, a forma com que irão se relacionar com o mundo e consigo mesmas no futuro.
A importância do começo E mais: o que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro. É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado.