É venerado pelos muçulmanos como uma relíquia islâmica que, de acordo com a tradição muçulmana, remonta à época de Adão e Eva. A pedra era venerada na Caaba nos tempos pagãos pré-islâmicos. ... A tradição islâmica afirma que ela caiu do céu como um guia para Adão e Eva construírem um altar.
É o lugar mais sagrado do Islã. Nos tempos modernos, a entrada para o interior da Caaba , geralmente não é permitido, exceto para determinadas ocasiões raras e para um número limitado de convidados.
Situada na Arábia Saudita, a cidade já era ponto de parada de caravanas e centro comercial muito antes do nascimento do profeta. Mas os maometanos, também chamados de muçulmanos (hoje cerca de 1,2 bilhão de pessoas espalhadas pelo mundo), a converteram em sua capital.
A Caaba é de extrema importância para os muçulmanos pois é considerada o lugar mais sagrado segundo sua religião. É uma construção que tem forma de cubo e abriga, em seu interior, a Pedra Negra. Este objeto é considerado uma das relíquias mais sagradas do Islã.
É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência da oração na mesquita, correção pessoal e autodomínio.
Em Meca, só pode entrar quem for muçulmano.
Depois de entrar na Grande Mesquita de Meca o peregrino efetua o tawaf, que consiste em realizar sete voltas à Kaaba no sentido contrário aos ponteiros do relógio (cada volta é chamada de shawt, sete ashwat constituem o tawaf). Durante as sete voltas o muçulmano efetua orações.