Uma figura paterna presente é decisiva para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de uma criança, e uma boa interação com a função paterna gerará no filho uma melhor autoestima e uma estrutura psicológica mais forte para tomar decisões como a escolha da profissão, por exemplo.
A figura paterna ou figura do pai é, normalmente, um homem mais velho, normalmente com poder, autoridade ou força, com o qual pode-se identificar profundamente a nível psicológico e que gera emoções que geralmente se sentiam em relação a próprio pai.
Pai é uma palavra com origem no latim pater, e representa a figura paternal de uma família, ou o genitor de uma pessoa. O conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.
O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. ... Estudos recentes mostram que o envolvimento dos pais no cuidado dos filhos faz com que as crianças apresentem melhor desempenho escolar e menores taxas de delinquência.
Pode-se dizer que a primeira grande tarefa que o pai pode desempenhar é a de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a existência da dupla mãe e bebê. ... Estar em harmonia com a mãe ou com a pessoa que ajuda a desempenhar a função de criar um filho é uma maneira de apartar as angustias inerentes a esse papel.
A presença paterna é um dos fatores decisivos para o desenvolvimento cognitivo social, facilitando a capacidade de aprendizagem e a integração da criança na sociedade. ... O pai representa a possibilidade do equilíbrio pensado como regulador da capacidade da criança investir no mundo real.
Historicamente, até ao fim do século passado, o pai desempenhava essencialmente uma função educadora e disciplinadora, segundo códigos frequentemente rígidos e repressivos.
2. Do lado do pai (ex.: avós paternos).
Aos olhos de um pai, o filho é sempre um filho, tenha ou não virtudes. Os filhos são educados como se fossem viver eternamente como filhos, sem nunca pensar que um dia eles se tornarão pais. Descobri o que é amor de verdade depois que meu filho nasceu.
Pai, é o senhor quem me dá broncas quando precisa, me ajuda nos momentos difíceis, me ajuda a superar as pancadas da vida e me ensina o certo e o errado. É quem me dá os conselhos mais sinceros, é capaz de morrer por mim, é quem me protege com toda força, enfim, é você o meu herói.