A "luz" seria o racionalismo, a República e a garantia das liberdades individuais, ou seja, um modelo revolucionário de sociedade, que desafiava o que existia então. As "trevas" eram o Absolutismo e o dogmatismo, sendo características que os iluministas apontavam como parte do sistema político vigente naquela época.
substantivo feminino Escuridão total; ausência completa de luz: cavaleiro que vive nas trevas. [Figurado] Ignorância; ausência de conhecimento; expressão de estupidez. ... Etimologia (origem da palavra trevas).
Resposta:Eles entendiam por luz a liberdade, o pensamento e a razão (a liberdade de pensamento e o livre exercício da razão). Por trevas eles estavam se referindo a sociedade daquela época, mantida sob um estado de tutela (pela qual ela mesma era responsável), sem liberdade de ideias, sem razão, apenas dogmas.
Iluminismo, como o nome já diz, refere-se de forma figurada à luz, que seria a busca e a liberdade pelo conhecimento.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.
Viver na escuridão é uma experiência profundamente dolorosa. Significa seguir pela vida em total inconsciência acerca do verdadeiro poder que habita dentro de cada ser humano.
Os iluministas criticavam a concentração de poderes nas mãos do governante (rei) e propunham um governo constitucional, com divisão dos poderes e respeito à soberania popular.
O Iluminismo ficou conhecido como movimento intelectual ocorrido no século XVIII. ... A razão e o pensamento racionalista guiavam todos os desejos e as vontades iluministas. Os pensadores pautavam suas reflexões nas temáticas relacionadas à sociedade e ao mundo natural em que vivemos.